Buscar
  • Mariana Jardim

Dezembro Verde, qual sua importância no mundo animal?

Atualizado: 11 de jan. de 2021

Por Elígia Moura - Voluntária e Graduanda em Medicina Veterinária na UNI-GOIÁS


A campanha Dezembro verde surgiu com o intuito de combater e conscientizar os brasileiros a respeito da violação contra o bem-estar animal, que infelizmente ocorre com frequência no país. O mês de dezembro foi o escolhido devido ao aumento do abandono por tutores que realizam viagens para as comemorações de final de ano e não sabem com quem deixar os seus pets, pois muitos locais para turistas ainda não aceitam animais, levando os mesmos a esta péssima decisão.

O abandono e os maus tratos é um crime previsto pela Lei federal nº 9.605/98, que foi sancionada na data de dezembro de 12 de fevereiro de 1998, e ainda, em 29 de setembro de 2020 foi autenticado um reajuste gerando a lei federal nº 14.064/20 aumentando o período de pena de detenção que antes era de apenas 1 ano para 5 anos, para o cidadão que desrespeitar este regulamento.

O abandono além de ser um ato prejudicial para o animal, também tem seu impacto na saúde pública, com a superpopulação de animais sem os devidos cuidados nas cidades que podem ser um potencial transmissor de zoonoses, as quais são enfermidades transmitidas de animais para humanos. Durante a pandemia do novo Coronavírus houve também um grande aumento do abandono devido a crença em falsas notícias de que os animais teriam a capacidade de transmitir a doença, e pela alta taxa de desemprego neste período, que gerou a dificuldades financeiras para o cuidado com os animais.

Para serem evitadas estas situações é necessário que os tutores façam escolhas conscientes antes e depois de adquirir os pets, e buscar orientações com um profissional médico veterinário para que sejam conscientizados da responsabilidade que é ter um animal de estimação, para que futuramente não haja arrependimentos e consequentemente os maus tratos e o abandono. Ao presenciar um ato contra o bem-estar animal denuncie, reúna provas como fotos, vídeos, áudios ou mensagens e envie para delegacia que tomará as devidas ações.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo