Buscar
  • Focinho Caridoso

Conchectomia e Caudectomia em cães

A conchectomia (corte da orelha) e a caudectomia (amputamento da cauda), são procedimentos cirúrgicos de estética considerada um crime contra o bem-estar do animal CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Segundo o conselho esta metodologia é considerada grave, pois buscam impedir a expressão do comportamento natural da espécie.

O ato de desenvolver estes métodos é resultado da influência do passado. Antigamente a prática era comum em animais que iam para a guerra ou caça, e a justificativa para isso era facilitar a vida do animal. Com a amputação destes membros diminuía a possibilidade de sangramento e a resistência ao atrito, melhorando o resultado do trabalho desses cães. Porém, o presidente da Cobea/CFMV, afirma que estes procedimentos causam dor e existe muita complicação pós-cirúrgico.

O corte das orelhas é uma técnica muito aderida nas raças como dobermann, dogue alemão, boxer, american bully e pitbull. Tendo como consequência diversos malefícios à saúde do animal como:

  • Riscos de infecções no pós-operatório, além de dor severa;

  • Maior vulnerabilidade na entrada de água, insetos e parasitas;

  • Problemas auditivos, não conseguindo distinguir um som mais grave de um agudo, ao ate mesmo a perca total da audição.

Obs.: este mecanismo também é realizado em gatos como forma de identificação ao felino que foi castrado.

E não tão diferente da conchectomia, o amputamento da cauda também causa diversos danos, pelo fato deste órgão ser uma parte da coluna vertebral que esta sendo retirada através deste procedimento causando:

  • Dificuldade na movimentação, tendo a perca do equilíbrio;

  • Comprometimento do desenvolvimento quando feito em filhotes;

  • Facilitar o surgimento de doenças transmitidas por vetores.

Muitos tutores não tem conhecimento do quão prejudicial podem ser estes procedimentos ao seu cão, por isso é dever dos profissionais da área esclarecer aos proprietários sobre os malefícios da cirurgia ao animal.


Elígia Moura e Silva 

Voluntária da Focinho Caridoso

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo