Buscar
  • Focinho Caridoso

A SECA DAS NOSSAS PREOCUPAÇÕES

Quantas vezes ao ano você se preocupa com a desertificação do ambiente? Quantas vezes ao ano você se preocupa em não gastar tanta água? Somente nos períodos de estiagem?

Hoje, é o dia mundial do combate à desertificação, em que devemos refletir sobre as consequências de nossas ações no meio ambiente, e mais, dar nutrientes as nossas preocupações ambientais.

De acordo com Food and Agriculture Organization of the United Nation, atualmente, 33% dos solos do mundo estão comprometidos pela degradação, atingindo a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas. Além disso, cerca de 50% dos solos na América Latina estão sofrendo algum tipo de degradação. Enquanto no Brasil, as áreas susceptíveis à desertificação alcançam cerca de 1.340.863 Km2 (16% do território brasileiro).

Segundo a FAO, a erosão elimina 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano, prejudicando gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar. A severidade das secas, ampliam drasticamente a crise hídrica, reduzindo a disponibilidade de água potável a grande parte da população, em demasia aos indivíduos mais vulneráveis socialmente. Diante disso, parte significativa da população está correndo o risco de passar pelo processo de migração, em busca de terras produtivas, em escala global.

É bem sabido que os principais motivos para a desertificação são: desmatamento ou a retirada da cobertura vegetal que ocasiona forte insolação ou chuvas concentradas, ampliando o processo de erosão do solo e de perda da matéria orgânica que alimenta a vegetação. Diante dessa celeuma, a vegetação da caatinga está em constante degradação, reduzindo a cobertura vegetal e afetando em abundância a fauna desse bioma. A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, e 80% já foi degradado, afetando a biodiversidade das espécies como: Arara-azul-de-lear, ararinha-azul, cutia, macaco-prego, tatu-bola, e veado-catingueiro.

Quantas vezes você se preocupou com a degradação do solo? Devemos "aguar" nossa preocupação para com o meio ambiente, afinal, ele nos fornece tudo que precisamos, além de ser nosso dever cuidar da fauna e da flora.

Karollinne Keffny

Voluntária do Focinho Caridoso

Responsável pelo Instagram Almofadinhas Vet

FONTE DE AUXÍLIO: Letras Ambientais: 5 perigos da desertificação no Semiárido brasileiro



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo